BTT Boticas


Restaurante Marialva


7º BTT Boticas + Vídeo + Classificações
Publicada 2014-06-16 16:33:46

A 7ª edição do Passeio BTT Boticas, realizado no passado dia 15 de Junho, voltou a juntar um número bastante considerável de amantes desta modalidade, vindos de vários locais do norte do país e também da região vizinha da Galiza, muitos deles já repetentes das edições anteriores. Os cerca de 250 participantes deste ano voltaram a percorrer os exigentes percursos traçados, sobretudo o mais longo (com cerca de 60 km de distância), que contou com um traçado com grandes variações de altimetria, obrigando a subidas e descidas muito acentuadas e apenas aconselhadas aos mais experientes e melhor preparados. Prova disso foi o facto de apenas alguns dos participantes mais experientes desta modalidade se terem proposto a enfrentar este percurso, sendo que mais de metade precisou de cerca de quatro horas para o completar.

O percurso curto, com menos 20 quilómetros que o longo, foi o mais participado, mas nem por isso isento de dificuldades, embora com um grau de exigência mais reduzido. Contudo, apesar de difíceis e desgastantes, os traçados foram muito elogiados pelos participantes, já que permitiram dar a conhecer as mais belas paisagens do concelho de Boticas, demonstrando ter grandes potencialidades e múltiplas alternativas para a prática de BTT e de outros desportos de ar livre. A própria paisagem e o relevo montanhoso do nosso concelho, caracterizado por uma topografia com desníveis bastante acentuados entre as cotas mais altas e mais baixas, continua fazer deste passeio um evento único e particular em toda a região norte. 

À semelhança das edições anteriores, este 7º Passeio BTT Boticas não teve qualquer vertente competitiva, procurando adaptar-se às características e grau de preparação dos diferentes participantes. Por isso mesmo, voltou a contar, em paralelo com os percursos de maiores distâncias, com um traçado de extensão mais reduzida (10 km), destinado à participação dos mais novos e de praticantes com menos experiência, como foi o caso do Presidente do Município, Fernando Queiroga, e do Vice-Presidente, Guilherme Pires, que não quiseram deixar de desfrutar deste desafio e de participarem uma vez mais neste evento. Este percurso, para além de não contar com desníveis muito acentuados, foi feito com recurso a guia, permitindo aos participantes um maior contacto com a natureza e o vislumbre de paisagens idílicas do Concelho.

Mais do que um acontecimento desportivo, esta 7ª edição do BTT Boticas voltou a afirmar-se como um evento de grande convívio entre os praticantes da modalidade e de divulgação das potencialidades e riquezas do Concelho de Boticas, em particular as gastronómicas, como ficou provado no almoço que juntou à mesa todos os participantes, que, depois do esforço despendido ao longo da prova, puderam repor energias com alguns pratos típicos do Concelho.

Depois do almoço seguiu-se ainda a entrega de prémios simbólicos, entre os quais o prémio atribuído ao participante mais jovem e ao participante mais velho, tendo sido igualmente realizado um pequeno sorteio, que brindou os contemplados com alguns acessórios adaptados a esta modalidade. O dia terminou com os maiores elogios dos participantes à organização deste evento, o que continua a servir de incentivo à repetição deste Passeio ano após ano.

O sucesso da iniciativa levou já a organização a marcar a data do evento no calendário do próximo ano, estando o reencontro marcado para o dia 14 de Junho de 2015.

Registo de Tempos - Aqui...

junho 2016
maio 2016
março 2016
Julho 2015
Junho 2015
Maio 2015
Abril 2015
Março 2015
Novembro 2014
Junho 2014
Albuns de Fotos
www.bttboticas.pt | BTT Boticas - Naturalmente a Pedalar | Copyright © BTT Boticas 2017